Onde fazer supermercado em Xangai

Mudar-se para um novo destino significa, entre outras coisa, criar uma nova rotina e isso incui é claro, fazer compras para a sua casa.

Em primeiro lugar é preciso entender como funcionam os mercados locais na China em geral: Normalmente, o que nós chamamos de mercado ou supermercado irão oferecer em sua grande parte produtos secos, como “noodles“, arroz, enlatados, produtos de higiene e alguma seleção de verduras e legumes ( mas nem sempre).

Para isso, normalmente procura-se as feiras e as vendinhas de rua que irão oferecer carnes, verduras, legumes, ovos e etc. Uma outra questão é que mercados chineses tem pouquíssima ou quase nenhuma oferta de produtos ocidentais como macarrão, queijos e pães. Para isso é preciso encontrar lojas especializadas.

Parece trabalhoso mas como nós moramos em Xangai, temos várias opções super convenientes para fazer compras e o melhor, na maioria das vezes sem sair de casa. Abaixo eu vou listar onde EU faço nossas compras e no final do texto coloco uma listinh de outros lugares que conheço porém não uso.

HEMA- Meu queridinho número 1, é o supermercado do poderoso conglomerado da Alibaba. O supermercado é super moderno e inovador como é possível ver aqui, mas o melhor é que ele tem um aplicativo de celular, possui vários produtos estrangeiros e entrega em até 30 minutos muitas vezes de graça. Não é o mercado mais barato da China, mas com certeza é super utilizado pelos chineses e os produtos são de excelente qualidade. Aliás, dentro do mercado, basta escanear o código de barra do produto para saber detalhes como procedência e data de validade. No Hema eu compro todas as nossas verduras, legumes, macarrão, leite importado, produtos de higiene em geral.

Taobao- Nosso Amazon e provável causa da nossa futura falência. Taobao é onde eu vou para achar tudo que não encontro no Hema. Itens especiais como farinha de amêndoa, chocoloates especiais, produtos de beleza específicos. Sim, há muita coisa falsa do Taobao, mas há também lojas que tem suas lojas virtuais dentro dele. Por exemplo, eu sigo no Taobao uma loja de produtos brasileiros onde até Nescau eu acho. Uma outra vende feijão enlatado e assim por diante. No Taobao é possível tirar foto do produto e o aplicativo mesmo encontra, então não é preciso falar nem inglês nem mandarim!

Mas nem só de internet vivemos por aqui. E algumas vezes precisamos nos aventurar pelas ruas de Xangai. Como moramos na Concessão Francesa temos muitas opções para nossas compras. Algumas delas listo abaixo:

Avocado Lady- Uma lenda urbana entre os expatriados de Xangai, a Avodado Lady tem TUDO o que você precisa. Localizada na Wulumuqi Lu, do lado de fora parece uma vendinha chinesa, mas lá dentro ela vende queijos franceses, frios, condimentos importandos, molhos italianos, enfim, tudo o que nós precisamos para manter nossa alimentação ocidental. Ela não é barata mas economiza tempo de ter que pesquisar no Taobao e esperar a entrega.

Alex Shop- Em frente à Avocado Lady é outro mercado que se especializa em produtos estrangeiros. Massas de todos os tipos, farinhas, temperos, produtos de limpeza e higiene pessoal além de uma pequena seleção de verduras orgânicas. Tem miniprogram no Wechat

Vendinha da Xingfu lu- Esse mercadinho que só quem conhece são moradores da nossa área, é outro achado. A pequena loja fica localizada  na rua Xingfu em frente à entrada do Xingfu Lane. Excelente seleção de vinhos, queijos, e frios mas varia de vez em quando. Os preços são mais acessíveis que a Avocado Lady.

Orgains- Orgains só serve mesmo para quem toma suplementos que nesse caso, são importados dos EUA. Eu uso essa loja para comprar meu colágeno. Não é barato mas tem qualidade, tem miniprogram no Wechat e entrega em casa.

Cool Shop Cesar- Açougue brasileiro em Xangai. O dono é brasileiro, super simpático e prestativo. A carnes são de qualidade e podem ser entregues em até 3 horas no mesmo dia. Para bifes eu só compro carne nele. Possui miniprogram no Wechat.

Cityshop e Citysuper- Supermercado chiquerrímo, bem estocado e limpo com lojas físicas que cobram um rim por tudo. Uso quando preciso de um ingrediente específico.

Hortifruti na Wulumuqi com Fuxing Lu- Excelente lugar para comprar frutas e verduras com bom preço e qualidade. No andar de baixo ficam as verduras, legumes e frutas. No de cima, carnes e sementes. Fica na mesma quadra da avocado lady e Alex Shop.

Bottle XO- Precisou de um vinho de emergência? Bottle XO é sua pedida. Com um miniprogram no Wechat, basta escolher a garrafa e ela é entregue em 30 minutos na sua porta. Quem nunca não?!

Outros mercados que eu já ouvi falar mas nunca usei:

– Carrefour- Usava muito em Pequim, mas aqui nunca vou porque:

1) preguiça.

2) ouvi falar que o aplicativo é ruim. Por outro lado os preços costumam ser bons e há produtos importados.

– Epermarket- mercado queridinho dos expatriados, vende tudo que nós ocidentais não podemos viver sem. O aplicativo é e inglês, e entregam em casa mas é caríssimo.

É isso gente. Estas são minhas dicas de compras de casa em Xangai. Comentem se vocês tem mais uma dica.

Até a próxima!

Um comentário sobre “Onde fazer supermercado em Xangai

  1. A pagina , sobre as viagens que vocês fazem e fizeram está interrompida desde setembro de 2020. Faz o favor de retomar que elas são muito prazerosas.

Agradecemos sua participação