Viajando Grávida!!!!!
Antes de começar a viajar com um bebê, eu e meu marido havíamos viajado muito. Além das viagens pela China onde eu morei por 7 anos, nós passamos 7 meses viajando pelo mundo. Fomos às Filipinas, Camboja, Vietnã, Alemanha, Dinamarca, EUA (onde pegamos um carro em Seattle e dirigimos até a Califórnia), México (onde ficamos três semanas), Panamá e finalmente Brasil, onde moramos por três meses, antes de nos mudarmos para a Europa, onde nós também fizemos várias viagens interessantes.
A gravidez não mudou meus gostos nem minha rotina. Continuei malhando (pegando peso, fazendo aeróbico, tudo como antescom algumas adaptações quando necessário), andando de bicicleta e claro, viajando.
Eu engravidei no final de janeiro, início de fevereiro de 2016 e nós já tínhamos uma viagem à Bali programada. A primeira preocupação foi a Zika. Sim, 2016 foi ano da epidemia de Zika e mulheres grávidas no mundo todo estavam em verdadeiro pânico. Bali é um lugar quente, com mosquitos e portanto estávamos apreensivos. A segunda preocupação era mais genérica. Estava grávida de 6 semanas somente. Aqui na Inglaterra o primerio ultrassom é só entre 12 e 14 semanas e como toda grávida de primeira viagem estava preocupada com aborto espontâneo
Mesmo com essa insegurança incial, decidimos ir. Foi um exercício de
pensamento lógico mesmo. A minha midwife (aqui todo pré-natal e parto é feito por midwife, o obstetra só participa quando há algum problema) havia liberado a viagem, pois eu estava bem, e não havia motivo médico para eu ficar presa em casa. Além disso, Bali não havia tido nenhum caso de Zika e a cidade em si tem uma boa infraestrutura, ou seja, se houvesse necessidade, havia bons hospitais internacionais.
Meu marido já estava em Bangcoc, na Tailândia, então eu viajei de Londres a Bangcoc sozinha onde ficamos por alguns dias antes de pegar o voo para Bali. Como eu já havia ido a Bangcoc muitas vezes antes, eu passei esses dias relaxando na piscina do hotel e dormindo porque além do sono da gravidez eu sempre sofri horrores com jetlag.
A viagem foi excelente! Em Bali nós havíamos alugado uma vila com piscina particular, ar condicionado em todos os quartos, cozinha, faxina todos os dias. Havia também um motorista , Guida, que nos levou aos lugares turísticos. Também alugamos uma moto e fizemos passeios todos os dias. Meus enjoôs começaram no aeroporto em Bangcoc (aliás, o aeroporto é excelente), mas tive sorte que eles só aconteciam de manhã mesmo, e o resto do dia eu estava super bem. Para me proteger dos mosquitos, segui as recomedações da Organização Mundial da Saúde que na época era utilizar um repelente com 50% de DEET. Vale lembrar que esses produtos só são recomendados a partir do segundo trimestre. Porém, entre o risco cientificamente provado de ser mordida por um mosquito e um possível risco do repelente, optei pelo repelente.
Nosso roteiro foi calmo já que eu sentia muito sono e estava com jetlag. Mas andamos muito de moto pelas plantações de arroz, fomos aos famosos templos de Tirta Emphul e Tanah Lot, experimentamos o café “Luwak” (o famoso cafe de cocô e também o mais caro do mundo!). À noite saíamos para jantar e curtir os “beach clubs” como o Potato Head Beach Club que tinha inclusive uma boa seleção de drinks sem álcool. Bali tem excelentes restaurantes como o Milk and Madu onde nós gostávamos de tomar café da manhã.
Na volta desta viagem passamos mais uma noite em Bangcoc e no dia seguinte pegamos o voo para Londres. Deu tudo super certo e realmente posso dizer que apesar dos enjoos e do sono adorei Bali!
Que relato bacana! É pra todo mundo saber q apesar de haver cuidados importantes e necessários, gravidez não é doença!
Adorei o seu relato. Gravidez não é impedimento para nada. Claro que vai ter umas limitações de epidemias, esforço, alimentação, passeios. E filhos, atrapalham muito menos! Tudo é organização, o resto é desculpa. Certíssimos em viajar antes, durante e depois da gravidez!
Adorei seu texto. É um grande incentivo a tantas gestantes que têm esse receio. Adorei os passeios que vc fez. Lembrou um pouquinho minha gestação. Descobri que estava grávida e 2 dias depois fui pra Argentina. Foi ótimo!